Se você está na casa dos 80 ou 70 anos e notou que está tendo alguma perda de memória, pode ser razoável se preocupar com o fato de estar desenvolvendo a doença de Alzheimer ou outra forma de demência. Mas e se você estiver na casa dos 60, 50 ou 40 anos… certamente essas idades seriam muito jovens para a doença de Alzheimer ou demência, certo?

Cerca de 10% da doença de Alzheimer é de início jovem, começando antes dos 65 anos

Não necessariamente. Das mais de 55 milhões de pessoas que vivem com demência em todo o mundo, aproximadamente 60% a 70% delas têm a doença de Alzheimer. E desses 33 a 38,5 milhões de pessoas com doença de Alzheimer, a perda de memória ou outros sintomas começaram antes dos 65 anos em 10% deles. A doença de Alzheimer é, de fato, a causa mais comum de demência de início jovem. Um estudo recente da Holanda descobriu que daqueles com uma classificação conhecida de sua demência de início jovem, 55% tinham doença de Alzheimer, 11% demência vascular, 3% demência frontotemporal, 3% demência da doença de Parkinson, 2% demência com corpos de Lewy e 2% de afasia progressiva primária.

A demência de início jovem é incomum

Para ser claro, a demência de início precoce (por definição, começando antes dos 65 anos e às vezes chamada de demência de início precoce) é incomum. Um estudo na Noruega descobriu que a demência de início precoce ocorreu em 163 de cada 100.000 indivíduos; isso está em menos de 0,5% da população. Então, se você tem menos de 65 anos e notou algum problema com sua memória, você tem 99,5% de chance de haver uma causa diferente de demência. (Uau!)

YOUR CART
  • No products in the cart.
0